terça-feira, 9 de abril de 2013

Saiba o que é a computação em nuvem

Você sabe o que é cloud computing ou computação em nuvem? O conceito que tem revolucionado a tecnologia refere-se à utilização da memória e a capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet. Assim, tudo o que você armazenou na nuvem pode ser acessado em qualquer parte do mundo, em qualquer computador, sem a necessidade de instalar softwares e etc. O computador torna-se uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet. 

Um exemplo, para ficar mais claro, é o Google Docs. Esse programa é muito semelhante ao Word, da Microsoft, mas ao invés de você ter seus textos armazenados no seu computador, terá tudo disponível na internet, basta acessar sua Google Account e encontrar tudo ali. É tudo remoto: os programas, serviços, arquivos, tudo! Você só precisa estar conectado à internet. Por isso esse “ambiente” é chamado nuvem. 

Mesmo que vagarosamente, essa nova maneira de armazenamento ultrapassa as paredes dos laboratórios para ingressar nas empresas e nos computadores domésticos. O primeiro serviço na internet que ofereceu um ambiente operacional para os usuários foi criado por um sueco e comprado pela empresa WebOS Inc em 1999. A empresa também licenciou uma série de tecnologias desenvolvidas no Texas, Califórnia e Duke, com o objetivos que criar um ambiente operacional completo. 

Um dos grandes problemas dessa tecnologia, ainda recente e pouco explorada no Brasil, é a questão da segurança. É claro que cada usuário da computação em nuvem pode tomar medidas de proteção, como a criptografia, mas isso gera uma sobrecarga para os servidores, que não estão na nuvem, e que terão de “descriptografar” o documento toda vez que o usuário quiser acessá-lo. 

Dentre as principais vantagens da computação em nuvem está a possibilidade de utilizar softwares que não estão instalados no computador e que são atualizados automaticamente, a facilidade de acessar as informações na rede, em qualquer lugar, principalmente para corporações. Esta modalidade de armazenamento também proporciona um melhor controle de gastos ao usar aplicativos, pois quando eles não forem gratuitos, serão pagos somente pelo tempo de utilização dos recursos. Não é necessário pagar por uma licença integral de uso de software. 

Algumas opções para você usar na nuvem: 

SkyDisk: um HD, do MSN Live 
Office online: pacote Office, da Microsoft 
Picasa: para armazenamento de fotos 
Google Docs: ferramenta de texto, apresentação e planilhas 
RapidShare: HD 
Megaupload: outra opção de HD 
Photoshop: editor de fotos 



E o que é nuvem em anti-vírus?

É o fato dos antivírus usarem tecnologias baseadas na internet, como por exemplo, servidores, data centers, etc. Essas tecnologias centralizam informações e podem ser acessadas por computadores quando necessário.

No caso da Trend Micro, a tecnologia usada é a Smart Protection Network™, que monitora a Internet 24 horas por dia, 7 dias por semana, no mundo inteiro, armazenando e analisando dados sobre ameaças em um Servidor Smart Protection localizado “na nuvem”, ou seja, nos Data Centers da Trend Micro.

Esses dados sãos acessados pelo seu computador através do processo de pesquisa gerado na execução do Smart Scan, do antivírus. Desse modo, seu computador não precisa mais armazenar no disco rígido todos os dados sobre ameaças (vírus, malwares, spywares, etc).

Como todo o processamento é feito "na nuvem", os antivírus da Trend Micro usam menos memória e espaço em disco no seu computador, o que garante que sua velocidade não seja afetada.



A princípio, os anti-vírus na nuvem são soluções simples e de boa qualidade, mas com ressalvas. Só são ferramentas úteis quando funcionam lado a lado com os programas no computador, pois procuram arquivos maliciosos específicos, mas de forma superficial, e não foram desenvolvidas para substituir os anti-vírus clássicos, mas sim complementar a sua funcionalidade. De qualquer forma, é importante tomar cuidado com o site que está oferecendo o link. Um bom exemplo é o site de download do Adobe Flash Player, que é acima de qualquer suspeita:

Antivirus baseado na nuvem - 01

Por se tratar de um site oficial, temos uma enorme garantia de que o link não é um malware. O funcionamento é bastante simples: com o download de um arquivo bastante pequeno (menos de 1 MB), será feita uma varredura rápida no disco rígido em busca de arquivos maliciosos e o sistema automaticamente tomará providências se encontrar algum problema, seja deletando-o ou colocando-o sob quarentena, sendo uma proteção adicional ao antivírus da máquina.

Segurança na nuvem


Créditos de: http://canaltech.com.br/dica/antivirus/Quais-as-vantagens-de-um-anti-virus-baseado-na-nuvem/#ixzz2Q0S6xlKA 

3 comentários:

  1. Boa noite.
    Estou visitando seu blog,de acordo com a sua solicitação feita no yahoo respostas.
    Lá eu sou Estripador de Clones,pois ali é verdadeiro chiqueiro de trolls.
    Mas na web sou conhecido por Álien a fera,embora não tenha nada de nenhum dos dois.
    Voltarei em breve
    Abraços
    Álien a fera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Muito obrigado pela visita, já vi suas respostas no Yahoo! e você é um ótimo usuário :) e realmente lá tem muitos trolls mesmo... Também agradeço pela critica que vc fez na minha pergunta, a dica de citar os créditos foi boa, porque agora eu vi que estava copiando matérias do Tecmundo sem adicionar os créditos ...
      Espero ter mais comentários seus por aqui :)
      Abraço
      Info PC

      Excluir
  2. Ôpzs!!!
    Como prometido,estou dando uma passadinha rápida.
    Estou gostando.

    Abraços
    Álien a fera

    ResponderExcluir